Conhecido como “O Poeta”, por suas músicas serem verdadeiras poesias de amor… o tecladista, cantor, sanfoneiro e compositor, DORGIVAL DANTAS nasceu em Olho D’água do Borges, no Rio Grande do Norte, em 1971. Ingressou na carreira musical aos 14 anos de idade, influenciado pelo pai, Cícero Dantas que também era sanfoneiro.
Após oito anos do lançamento de seu primeiro CD (2006- Universal Music), Dorgival Dantas, o “Poeta das Canções” nos presenteia com seu primeiro DVD e quinto CD de sua carreira. “Simplesmente Dorgival Dantas”.
Gravado no segundo semestre de 2013, esse novo projeto é um passeio nas obras deste multi instrumentista declaradamente apaixonado pela sanfona, no resgate de obras que figuram como “hinos” junto aos amantes do forró.
A trajetória artística de Dorgival Dantas começou através de suas pérolas musicais cantadas por outros artistas como Bruno e Marrone, Alexandre Pires, Tchê Garotos, Frank Aguiar, Michel Teló, Aviões do Forró, entre outros.
Em 2006 lança “O Homem do Coração”, com destaque para os sucessos “Eu não vou mais chorar” e “Porque”. – Em 2007, veio “Primeiro Passo”, com direito a turnê por todo o País. – Em 2011 o álbum duplo “Quanto Custa”, que traz os sucessos “Declaração” e “Coração Teimoso”. – Em 2012, mais um álbum, “Sanfona e Voz”, emplacando as faixas “KKK” e “Acabou na Lama”.
De lá para cá, deixou seus créditos também em novelas da Rede Globo: “Barriguinha”, em Malhação gravada pelo Aviões do Forró; – a consagrada “Você Não Vale Nada”, hit de Norminha(Dira Paes), na novela “Caminho das Índias, nas vozes da banda Calcinha Preta; – “Pode Chorar”, trilha sonora de “Araguaia” e “Amor Covarde”, em “Fina Estampa”, ambas nas vozes da dupla Jorge e Mateus.
Repertório
O primeiro DVD do poeta é também seu quinto CD, ambos com 20 faixas. Conta com participações pra lá de especiais, nomes que representam outros ritmos brasileiros, como o sertanejo e o axé! Responsável pela autoria de todas as canções, Dorgival passeia no tempo com a releitura de alguns sucessos já gravados por ele e alguns artistas, além de algumas faixas inéditas como “Diga”, que tem Xand do Aviões em dupla e “Conselho Amigo”, melodia que divide com Solange Almeida, também do Aviões! A outra inédita é “Porque Não Tenta Esquecer”. Ainda nas participações, Dorgi faz um dueto com Chambinho do Acordeon que participa de “Amor Covarde”, décima música. Flávio José vem na 14ª faixa, “Pra Você Voltar Pra Mim”; – Outro grande nome a participar é a dupla César Menotti e Fabiano formando um trio com o poeta em “Declaração”; – Simplesmente Dorgival Dantas tem ainda as participações dos goianos Jorge e Mateus na música “Paixão Errada” e do baiano Bell Marques em “Valeu”. Destaque para a faixa 12, que tem o filho Cícero Dantas, na melodia “Primeiro Passo” cantando com o pai, num dos momentos mais emocionantes do projeto.
Fonte:www.dorgivaldantas.com