blog com mais

blog com mais

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Tocha olímpica passará por 7 municípios do Piauí




Em 2016, a tocha olímpica vai passar por sete municípios do Estado do Piauí (PI). Além da capital, Teresina, o roteiro incluirá, ainda, os municípios de Altos, Campo Maior, Parnaíba, Piracuruca e Piripiri e São Raimundo Nonato. 
A decisão de incluir São Raimundo Nonato foi tomada na quinta-feira (15), durante reunião de trabalho com presença do ministro do Esporte, George Hilton, sobre a organização do revezamento da tocha em Teresina. "Vamos resolver e ela vai passar por lá", antecipou o chefe da pasta.
Participaram também da reunião o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto; o governador do PI, Wellington Dias; e os prefeitos dos municípios que receberão a chama olímpica. Hilton, por sua vez, esteve presente em todos os encontros de planejamento para o revezamento da tocha. 
"Não queremos só fazer do Rio de Janeiro uma cidade que vai celebrar a união de 206 países. Queremos que os estrangeiros vindos de várias partes do mundo venham conhecer nossa Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e todas as belezas da cidade. Mas queremos também espalhar por todo este País o espírito olímpico e mostrar que as Olimpíadas, apesar de serem no Rio, são de todo o povo brasileiro", defendeu Hilton.
A passagem da tocha olímpica pelos municípios piauienses é vista como uma oportunidade para expor qualidades e peculiaridades regionais. "É um momento de dizer que nós existimos, para afirmar nosso jeito de ser, nossa cultura, nossa cara e nosso orgulho de ser piauiense", declarou o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
A chama olímpica vai passar por cerca de 500 cidades de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF).
Fonte: Portal Brasil

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Governo do estado do Piauí lança aplicativo (Gestão Transparente)

Aplicativo Gestão Transparente(Foto:Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), lançará, na próxima terça-feira (7), o aplicativo Gestão Transparente. O programa, que funcionará como uma espécie de rede social, visa aumentar a interação com a população, possibilitando o acesso fácil às ações do governo e disponibilizando mais um canal de comunicação para envio de sugestões, elogios, críticas e denúncias.
A CGE e integrantes do projeto Centro Unificado de Informação Aplicada (Cuia), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foram responsáveis por desenvolver o aplicativo que inclui funções semelhantes às redes sociais, podendo o cidadão curtir, comentar e compartilhar as ações do governo, além de enviar áudios, vídeos, textos e fotos em suas manifestações.
A Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom) e a Ouvidoria-Geral do Estado também fazem parte da gestão do aplicativo. Na ocasião, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos envolvidos, definindo as atribuições de cada um para o gerenciamento do sistema.
“Foi uma diretriz do governador Wellington Dias para que a controladoria encontrasse um mecanismo para tornar a gestão pública mais próxima do cidadão, clara e transparente. Esse aplicativo é uma ação do Estado, não só da controladoria, envolvendo também a CCom e Ouvidoria do Estado”, enfatizou o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes.
O controlador ressalta ainda que as funções de cada órgão envolvido foi bem definida. “Esse aplicativo terá três diretrizes: o Estado vai poder divulgar suas ações, isso ficará a cargo da Coordenadoria de Comunicação; o cidadão vai poder ter acesso aos dados financeiros e fiscais do Estado, função que ficará a cargo da controladoria, uma vez que esses dados são extraídos do Portal da Transparência; e a terceira funcionalidade é que o cidadão vai poder fazer elogios, críticas, reclamações e sugestões. Isso ficará a cargo da Ouvidoria”, detalha Nuno.
O evento será na terça-feira (7), às 7h30, no Palácio de Karnak, e contará com a presença do governador do Estado, Wellington Dias. A ferramenta estará disponível na Play Store, loja online de aplicativos do Google, e poderá ser baixado gratuitamente por meio de aparelhos móveis como celular e tablet.

Com a finalidade de promover o turismo no Piauí, o governador Wellington Dias lançou o programa Voa Piauí


Com a finalidade de promover o turismo no Piauí, o governador Wellington Dias lançou, nesta sexta-feira (3), o “Dia D” de operacionalização do projeto “Voa Piauí – do Litoral à Serra da Capivara”, no hangar do Governo do Estado, no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina. Dentre os destinos turísticos importantes, estão o litoral e a Serra da Capivara que voltarão a ter voos regulares. 
A venda de bilhetes de viagens para os trechos Teresina-Picos-São Raimundo Nonato e São Raimundo Nonato-Picos-Teresina-Parnaíba foi iniciada desde a tarde da última quinta-feira (2). Mais de 50 bilhetes foram vendidos até esta sexta-feira. A ideia do projeto é que, semanalmente, 90 pessoas utilizem estas rotas pelo Piauí.
A partir do dia 13 de junho, o piauiense terá a opção de viajar de Teresina a Picos, São Raimundo Nonato e Parnaíba, de avião, modelo Cessna Grand Caravan para nove passageiros. Havendo maior demanda, os aviões serão substituídos por outros de maior porte. Os voos podem ser adquiridos pelo site da Piquiatuba Táxi Aéreo. No site da empresa, as passagens já estão disponíveis, com tarifas que variam de R$ 89 a R$ 285. O pagamento pode ser dividido em até três vezes.
Segundo o governador Wellington Dias, a iniciativa só foi possível graças aos esforços da iniciativa privada e do governo estadual. “A TW Fly e a Piquiatuba vão fazer esse voo Parnaíba-Teresina, Teresina-Picos, Picos-São Raimundo e de lá para cá. "O combustível, a gente está colocando um dos melhores incentivos que temos no Brasil, a cobrança de 3%, 4% de ICMS na rota. Para se ter uma ideia, tem lugares no Brasil que essa cobrança chega a 25% de ICMS. Então, estamos falando aqui de um incentivo encorajador”, afirma o chefe do executivo estadual.
Wellington ressaltou que, desde a inauguração do aeroporto de São Raimundo Nonato, o governo pensa estratégias para alavancar o turismo e o desenvolvimento na região. Além dos pontos turísticos no Sul do Piauí, a iniciativa também podem beneficiar estados vizinhos como o Ceará e o Maranhão por meio da parceria com o Piauí na “Rota das Emoções” que promove o turismo no litoral dos três estados.
O secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, afirma que os voos contarão com material de divulgação e informativo sobre os pontos turísticos do estado como forma de divulgar as belezas piauienses.