blog com mais

blog com mais

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Piauí terá maior usina de energia solar da América Latina



A empresa italiana de geração de energia, Enel S.p.A, por meio de sua subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda, anunciou o início das obras de construção da maior usina solar do Brasil, a Nova Olinda, localizada no Piauí. Quando concluída, será a maior da América Latina, com 292 megawatts em capacidade. O investimento total será de US$ 300 milhões (quase 1 bilhão de reais no câmbio atual), como informou a companhia em comunicado nessa terça-feira (5).
A usina será instalada no município de Ribeira do Piauí, localizado a 377 quilômetros de Teresina, na microrregião do Alto Médio Canindé. Depois de construída, a Nova Olinda ocupará uma área de 690 hectares e terá capacidade instalada total de 292 MW. O empreendimento será capaz de gerar mais de 600 GWh por ano, o suficiente para atender as necessidades de consumo de energia anual de cerca de 300.000 lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 350.000 toneladas de gás carbônico (CO2) para a atmosfera. A unidade de produção será construída em uma área com altos níveis de radiação solar e contribuirá para atender a crescente demanda do país por energia.
A Enel ganhou o leilão da energia eólica realizado em agosto de 2015. O governador Wellington Dias, antes mesmo do leilão, acompanhou os investimentos em energia no Piauí e realizou viagens à Itália e Alemanha para conhecer projetos e conversar com o empresariado local do setor.  "Essa iniciativa faz parte do nosso projeto de trabalhar muito e produzir o que o Brasil precisa: energia, alimentos, bons serviços e gerar emprego e renda fazendo a economia crescer. O Piauí está pronto para esta tarefa e estamos trabalhando para ampliar investimentos e gerar emprego e renda para a população", afirma o chefe do executivo estadual.
O gerente da Enel para o Brasil, Carlo Zorzoli, destacou, por meio de nota, que a companhia pretende continuar investindo para crescer de maneira sólida no setor de energia no país. "O governo brasileiro tem desenvolvido um processo atrativo e bem estruturado de leilões e temos construído o nosso sucesso com base na tecnologia líder de mercado, excelência em financiamento e reputação", declarou o gerente.
Wellington Dias destacou os demais investimentos realizados no Piauí. "Somando os investimentos como esse da Enel, em energia solar; do Grupo Votorantin em energia eólica - com cerca de 3,6 bilhões de reais também em andamento; do Grupo Tomazini, da Terracal, do Ouro Branco e da Portugal Gás e Petróleo, teremos bilhões de investimentos e mais empregos”, ressalta o governador, ao destacar que também já está acertada a instalação do grupo Aurora, Alfa e Minasmel (os três na produção de alimentos), Budny (tratores e implementos) e uma nova base 

Fonte :redacao@cidadeverde.com 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Enfermeira posta selfie durante cirurgia e é suspensa de hospital em Teresina (Piauí)



Uma enfermeira do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi suspensa neste sábado (2) após publicar selfie durante um procedimento cirúrgico em sua conta no Instagram. Reproduções das imagens foram compartilhadas pelo aplicativo WhatsApp e a direção da unidade de saúde resolveu abrir uma sindicância para apurar a conduta da servidora. O fato também foi levado ao conhecimento do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Cohen).
As imagens mostram a equipe médica fazendo cirurgia para captação de órgãos. Na postagem que fez em sua conta no Instagram, a enfermeira diz:  “Hj 3h da manhã...acompanhando a equipe da OPO na captação de múltiplos órgãos no HUT...Parabéns aos profissionais...equipe top...experiência indescritível ...”.
O paciente submetido ao procedimento foi o produtor culturaFrancisco das Chagas Araújo Júnior, 32 anos, que faleceu após uma grave colisão no trânsito. A família autorizou a doação de órgãos na quinta-feira (30) e o procedimento foi realizado por uma equipe da Organização da Procura de Órgãos (OPO) na madrugada de sexta-feira (1º). Os órgãos captados foram: fígado, rins e córneas.
“A conduta ética dessa profissional será avaliada pelo Conselho Regional de Enfermagem. Assim que soubemos da publicação das fotos tomamos a decisão de suspendê-la  e vamos abrir uma sindicância. É proibido a divulgação de imagens dentro da estrutura do hospital. É preciso saber se as demais pessoas da equipe concordaram ou não em aparecer nas fotos. Diante de tudo que for apurado é que vamos avaliar se um processo administrativo será aberto”, falou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.
Segundo a direção do HUT, a enfermeira é uma prestadora de serviço que substituía uma profissional em licença maternidade
Em contato com o Conselho Regional de Enfermagem (Cohen), o G1 foi informado que enfermeira responsável pela publicação das imagens deverá ser ouvida e, após uma reunião, é que será avaliado o procedimento a ser adotado. A jovem poderá ter a carteira profissional apreendida ou até mesmo perder o direito de exercer a profissão.
O HUT enviou nota dizendo ainda que é contra qualquer tipo de exposição dos seus pacientes por meio de imagens ou filmagens. "A atitude impensada da profissional não conta com nenhum tipo de salvaguarda por parte da direção", diz a nota.
Fonte :g1.com