blog com mais

blog com mais

sábado, 19 de março de 2016

Prefeituras piauienses não informam gastos ao Tesouro







A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) criou o índice de avaliação e gestão fiscal para os municípios. Os dados são coletados na Secretaria do Tesouro Nacional, onde os prefeitos são obrigados a informar os dados de gestão fiscal. A maioria dos municípios do Piauí figura na parte de baixo da tabela da Firjan. A tabela com 5.243 municípios mostra que 324 não têm disponíveis os gastos com pessoal.
Vários municípios de médio porte do Piauí, como Floriano, União e Batalha, apenas para citar alguns, não têm nenhum valor gasto com pessoal informado ao Tesouro Nacional. Dos municípios de menor porte do Piauí, Água Branca é que figura na melhor colocação na tabela da Firjan, na 497ª colocação no ranking nacional. Como Água Branca, que tem 17 mil habitantes, municípios menores como Colônia do Gurguéia e Conceição do Canindé, que têm população de 7.400 e 4.500 habitantes, respectivamente, ocupam a segunda e terceira colocação no ranking estadual e a 505ª e 506ª posição no ranking nacional.
Segundo os dados do Indice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), essa é uma ferramenta de controle para melhorar a gestão pública, para aperfeiçoar as decisões dos prefeitos quanto aos tributos administrados pelas prefeituras. O índice é composto a partir de informações fiscais das próprias prefeituras ao STN. Nesse índice são observados os indicadores de receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da divida.
Floriano, 240 quilômetros ao sul de Teresina, tem uma população de 58 mil habitantes e tinha um PIB de R$ 594.570,00. A Prefeitura  informou que recebe uma cota de 2,2 no repasse do Fundo de Participação do Município (FPM) e com Índice de Desenvolvimento Humano (IFH), de 0,700. Segundo a tabela, Floriano figura na 95ª colocação no Piauí, que tem 224 municípios, e está na 5.082ª colocação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário