Japão - Uma construção japonesa promete revolucionar o campo da viagem e exploração espacial. O projeto ambicioso consiste em um elevador que alcança 96 mil quilômetros no espaço. Através do elevador será possível transportar pessoas para estações espaciais em carros robóticos de circulação magnética. A viagem levará sete dias, de acordo com o site da companhia responsável Obayashi.
Segundo a Obayashi, a fantasia pode agora se tornar realidade graças ao desenvolvimento da nanotecnologia de carbono. "A força de tensão é quase 100 vezes mais forte do que um cabo de aço, então é possível", diz Yoji Ishikawa, pesquisador e gerente de desenvolvimento da companhia.
"Pensamos que até 2030 seremos capazes de fazê-lo", completou. Ele explicou que a tecnologia ainda não é possível pois atualmente só se pode fazer cabos de 3 centímetros com a nanotecnologia.
O elevador pode ajudar quanto à questão das fontes de energia, já que pode canalizar energia solar. Além disso, pode ser um "boom" para o turismo no espaço. Segundo a companhia, o projeto funcionará de maneira que os carros levem 30 pessoas até lá. Então, não é pretensão dizer que a Lua pode ser o próximo destino turístico.
O projeto é desenvolvido em universidades de todo o Japão, que desenvolvem projetos e competições para acelerar o processo de lançamento do recurso.
"Não acredito que uma companhia possa fazê-lo sozinha, precisaremos de ajuda internacional para fazer esse grande projeto", disse Ishikawa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário